Sobre que redes sociais eram utilizadas, a maioria informa ser o Facebook com 92% dos respondentes; 80%, o Twitter; 84%, o Orkut contra 6%, o LinkedIn, 4%, o Flickr e 16%, o MySpace.
Diante disso, pode-se dizer que o Facebook é a Rede Social mais utilizada pelos internautas respondentes, o que acontece provavelmente, porque possui um acesso rápido a informações, interatividade e praticidade. Isso é interessante e revelador. Pelo mesmo motivo as empresas optaram trabalhar o novo meio de comércio online conhecido como F-commerce o sucessor do E-commerce. Apesar de ser a Rede Social mais utilizada, é menos conhecida que o Orkut, segundo dados analisados no gráfico supracitado. Isto se deve ao fato do Orkut ter sido a primeira Rede Social divulgada no Brasil.
No caso do F-commerce (proveniente do Facebook), acredita-se na de uso pela ampliação dos recursos do E-commerce. A rede diferencia-se na forma como o consumidor é recebido, uma vez que este está presente na avaliação do produto, trazendo um parecer ao ponto de vista do cliente. Isso traz maior tranquilidade na hora da compra. Embora siga seu tradicional método de comércio online, de cujas facilidades grande parte dos usuários já goza, o F-commerce pela celeridade de compras e pagamento, evita transtornos comuns e promete ser sucesso nesse setor.
Quando se perguntou que Rede Social era considerada a mais eficiente para promover o nome da empresa nos meios comerciais, o Facebook com 76% e o Twitter com 64% aparecem como os mais votados. 29% dos respondentes votaram no Orkut, 29%, no LinkedIn e outros 29%, no Flickr. Ainda, 35% citaram o MySpace.
A sondagem revela que grande parte dos que votaram tem uma noção prévia sobre as Redes Sociais, mesmo que nunca tenham se integrado a alguma delas. 80% afirmam ter algum conhecimento em relação às Redes Sociais, contra meros 20% que desconhecem a ferramenta; mas 100% consideram saber como funciona uma Rede Social.
Interessante apurar que, apesar dos respondentes dizerem não ter conhecimento prévio sobre como se estrutura uma Rede Social, afirmarem saber como se utiliza. Isto prova que a inclusão digital está cada vez maior, acarretando acesso rápido às informações, independentemente do prévio conhecimento sobre como se fundamenta uma Rede Social.
Interessa notar, ainda, que para 88% dos respondentes, o principal benefício trazido pelas Redes sociais foi o aumento do contato entre empresa-cliente. 55% crêem ter sido a eficiência, a rapidez e a economia nos acessos às informações e 5% afirmam não haver trazido benefício algum.
Se os consumidores podem utilizar a Rede Social como uma ferramenta que os auxilia na compra e estreita o contato com a empresa, isso demonstra que as organizações, quando utilizam as Redes sociais para divulgar seu produto foram bem sucedidas em seu objetivo de lucrar ou apenas divulgar sua marca. Além do que a eficiência, rapidez e economia são fatores importantes que facilitam a escolha dos consumidores, tornando isso um diferencial da organização.
Em outro instrumento de coleta, um questionário aplicado em 09 de maio de 2011 a Andre Soares do departamento de marketing do Cruzeiro Esporte Clube, a fim de aprofundar o estudo sobre a utilização das redes sociais e como estas podem gerar benefícios ao comércio, apurou-se que o clube sempre se pautou pelo marketing para divulgar suas ações e relacionar-se com os seus parceiros comerciais, obtendo boa entrada nos meios de comunicação e gerando resultados por meio de mídia espontânea; mas a implementação das ações nas redes sociais ampliaram o raio de atuação. O Facebook, Twitter, Youtube e os Blogs são as redes sociais utilizadas pela corporação, bem como afirmam o interesse de atuar oficialmente no Orkut e em outros canais, como o LinkedIn. É impossível que qualquer empresa não se dedique ao uso de tais ferramentas, devido à sua crescente incorporação a esse meio.
Pois bem, o Cruzeiro afirma trabalhar as ferramentas do marketing há muito tempo no relacionamento com o público-alvo, os torcedores, principalmente, porque potencializam a geração de receita para o clube, por meio de patrocínios, licenciamentos de imagem, franquias, entre outras propriedades comerciais exploradas por ele. Além disso, o uso das redes aproximou o clube ainda mais do seu público, em um ambiente informal, que permite uma linguagem menos carregada. Nenhuma pesquisa ainda foi feita para demonstrar se com o uso das redes, houve melhora na comunicação entre empresa e cliente, devido ao pouco tempo do uso maciço dessas ferramentas pelo marketing do clube. Porém, pelo apelo e opinião pública, a organização afirma haver obtido um respaldo positivo da entrada do Cruzeiro nas Redes Sociais. Nesse sentido, a relação entre consumidor e empresa é estreitada, mais um benefício trazido pela utilização das Redes Sociais.
Segundo o clube esportivo, a necessidade de moderação constante nos comentários publicados pelos internautas, além de alimentação de conteúdo em tempo real são fatores negativos no marketing, após o surgimento da divulgação via Redes Sociais. A moderação, parte do princípio de trabalhar uma “paixão nacional”, que gera comentários exaltados em certos momentos. Quanto à geração de conteúdo em tempo real, um dos diferenciais das redes é que movimentam assuntos de forma imediata. Sem “depois” ou “amanhã” para suprir essa característica, há que se designar uma equipe de plantão sempre que necessário.
Para o clube, as redes sociais ainda são um meio pouco difundido no Brasil como ferramenta de marketing e relacionamento com clientes, mas ainda não bem utilizadas por todas corporações que fazem uso dela. As empresas que se antecipam, saem na frente, pois já se preparam para o uso dessa nova mídia, que não é mais tendência, e sim, realidade. Devido à novidade, muitas organizações ainda engatinham no assunto, explorando pouco todos os recursos que as redes podem fornecer.
Basicamente, o clube afirma necessitar apenas da internet para desenvolver suas ações nas Redes Sociais. Porém, usam vários aplicativos, programas e também, uma equipe profissional, para exercer tais funções, durante sua jornada. Para divulgar o nome da empresa, a internet, por meio das redes sociais, faz este trabalho com eficiência e qualidade.
O clube afirma trabalhar frequentemente o desenvolvimento de novos recursos tecnológicos na mídia atual. Se a palavra da vez é interatividade, afirmam querer proporcionar isso ao torcedor. Para o Cruzeiro, a convergência se faz mais do que necessária e o desenvolvimento de novas tecnologias permite a ampliação do alcance das novas mídias, por meio dos tablets, smartphones, macs etc., contribuindo ainda mais para o trabalho da empresa. Hoje em dia, é impossível que uma organização execute seu trabalho sem o uso de tecnologia. As empresas que se anteciparam às tendências estão preparadas para as mudanças que as novas tecnologias provocam entre seus clientes. As demais terão um longo caminho a percorrer para fazer parte deste universo que o clube julga ser impossível que grandes empresas do mundo fiquem de fora dele.
Seguramente, o Cruzeiro Esporte Clube reconhece os benefícios que as redes sociais podem trazer. Tanto que hoje os investimentos e atenção do seu departamento de marketing estão voltados para as ações no Facebook Oficial do clube, bem como outras ações estão sendo planejadas para este universo.
Sobre os benefícios que as trouxeram para a empresa, satisfeita com a sua aplicação, o Cruzeiro Esporte Clube afirma ter tido um retorno muito maior que o planejado, e em um curtíssimo espaço de tempo, pois lançou o Facebook Oficial há pouco mais de 2 meses e o resultado foi tão positivo que decidiu investir ainda mais nessas ações.
Quando se quis saber se algum curso de marketing foi feito pelo profissional que utiliza as redes para divulgar o produto da empresa, verificou-se que o departamento de marketing do Cruzeiro Esporte Clube possui funcionário formado em Publicidade e Propaganda, mas todo o conhecimento em mídias sociais foi desenvolvido de forma autodidata. Há muito usa-se o conteúdo disponível na própria internet para aqueles interessados em desenvolver-se profissionalmente neste meio, revelando mais um potencial do alcance imediato e facilitador que têm as Redes sociais no estreito, freqüente e eficiente contato proporcionado aos usuários, sejam eles empresa ou cliente.
Enfim, conclui-se que para utilizar as redes sociais não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre estas, o que foi demonstrado com o resultado da enquete feita e pelo entrevistado. Na enquete, os respondentes afirmaram não saber como se fundamenta uma rede social, porém, todos afirmam saber como fazer uso desta.
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